Rocha natural: o revestimento mais versátil para acabamentos

A indústria de rochas ornamentais vem ao longo dos anos desenvolvendo cada vez mais novos tipos de acabamentos e finalizações para as pedras naturais. Seja para realçar a beleza das rochas, ressaltar o brilho de seus cristais ou para proporcionar novas texturas, as empresas brasileiras são capazes de oferecer hoje uma ampla cartela de acabamentos.

Utilizando técnicas milenares ou recursos avançados de tecnologias e máquinas sofisticadas, o segmento oferece uma infinidade de opções para arquitetos, engenheiros e designers tomarem proveito dos avanços e deixarem a criatividade fluir. Conheça as opções de acabamentos mais utilizados!

Bruto

Como o próprio nome já indica, o acabamento bruto é aquele em que a superfície não passa por nenhum beneficiamento, sendo aplicada com aspecto que é encontrada na natureza. A coloração da rocha fica opaca, pois não recebe os tratamentos de realce de cor e a superfície fica com textura rústica.

Antes, muito utilizadas em fachadas e em áreas externas, hoje as rochas em estado bruto invadiram os espaços internos, fazendo parte de projetos que buscam valorizar o aspecto natural dos materiais e a conexão com a natureza. Além disso, é uma opção sustentável, em que é possível aproveitar refugo da indústria para criações surpreendentes.

As rochas com acabamento bruto são usualmente aplicadas em revestimentos de paredes, bancadas rústicas, cubas, painéis decorativos e até mesmo mobiliários.

Ilha em Brazilian Fossil bruto. Projeto Anik Mourão - Casacor Ceará 2021. | Foto: Esdras Guimarães

Polido

O acabamento mais utilizado no mundo ainda é o polido, com o tradicional efeito brilhante e vitrificado. Ele é também o acabamento mais aplicado na maior parte das chapas que são produzidas no Brasil e enviadas ao exterior e ao mercado interno.

Com este acabamento, a rocha natural ganha aspecto brilhante e liso. A cor do material pode ser realçada com a ajuda de tonificantes e impermeabilizantes. É a finalização ideal para pisos de áreas internas, bancadas, mesas e painéis decorativos. Não é indicado para pisos de áreas externas, pois a pedra tende a ficar muito lisa e escorregadia.

Granito Branco Desiree
Granito Branco Desiree - Polido | Marbrasa

Apicoado

As rochas com acabamento apicoado ganham aspecto rústico e textura porosa. É uma finalização obtida por meio de um martelo pneumático que bate sob a superfície com numerosas pontas, criando pontos rústicos na chapa, porém deixando o material nivelado.

Para chegar ao acabamento apicoado é preciso que processo seja realizado em chapas brutas.

É uma finalização muito utilizada em granitos, principalmente para revestimentos externos e internos, áreas de lazer, pisos antiderrapantes, paredes, muros e colunas.

Jateado

O acabamento jateado é feito a partir de jatos de areia, que garantem à superfície uma aparência opaca e elegante. Com a tecnologia e maquinários adequados é possível imprimir diferentes graduações de pressão, velocidade e aplicação, cavando mais ou menos o material e criando texturas e efeitos interessantes.

Esse tipo de finalização pode ser utilizado tanto em mármores quanto em granitos e é indicado, principalmente, para projetos em áreas externas como bordas de piscinas ou paredes. Peças de design e mobiliários assinados também podem tirar proveito do acabamento jateado, levando efeitos impressionantes para seus objetos.

Escovado

O acabamento escovado é ideal para quem busca revelar o desenho e a estrutura das rochas naturais. Para chegar ao efeito desejado, as chapas precisam passar por escovas de cerdas flexíveis e pontas abrasivas, que fazem a escovação com água na superfície da rocha. Após o processo, é possível ver que os minerais que compõem a pedra são ressaltados.

É um acabamento aplicado principalmente em mármores e granitos, mas pode ser feito também em quartzitos, traquitos e ardósias. O resultado final garante uma superfície acetinada e um toque suave impressionante.

Cozinha em granito Avocatus escovado

Flameado

O efeito flameado é criado a partir do fogo, com flamas de alta intensidade, que deixam a superfície levemente rugosa e opaca. É um processo que rompe com os cristais e minerais da superfície, deixando as rochas com aspecto áspero e antiderrapante.

Por conta da textura em que a pedra fica após passar pelo acabamento flameado, é recomendado o uso principalmente em áreas externas, como em pisos, fachadas, bordas de piscinas e escadas. Mas também pode ser usado em espaços internos como em painéis decorativos e mobiliários assinados. Não é indicado para aplicação em mármores.

Banco Ganesha
Banco Ganesha - Brasigran. | Foto: Divulgação

Levigado

Neste acabamento a cor natural da rocha é revelada, porém de forma mais opaca. A superfície fica com aspecto liso e sem brilho. Com a atuação de abrasivos, o levigamento pode ser regulado em vários estágios.

O efeito final é elegante e vem ganhando a preferência de arquitetos e designers para aplicação em vários projetos. É bastante usado em pisos internos e externos, mobiliários, peças de design , revestimentos de paredes e bancadas. Pode ser aplicado em mármores, granitos, quartzitos, traquitos e outros.

Bancada em Branco Itaúnas Levigado
Bancada em Branco Itaúnas Levigado. | Foto: João Morgado

Grafitado / Fresado / Ripado

O visual da rocha que recebe o acabamento grafitado, também chamado de fresado, pode ser comparado ao efeito ripado muito utilizado em madeiras. Este processo deixa a superfície da rocha com frisos que podem se sobressair à textura aplicada.

É um acabamento ousado e com forte tendência na decoração dos últimos anos, que ganhou sua versão também em rochas naturais. As aplicações são inúmeras, desde painéis internos e externos a bancadas, colunas e mobiliários.

Bancadas, mesa e revestimento das paredes em mármore Monte Vitta
Bancadas, mesa e revestimento das paredes em mármore Monte Vitta PR. | Foto: Patrícia Amancio
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.