Inovações no corte de rochas naturais são tendência em projetos de arquitetura, design de interiores e construção civil

Ao mesmo tempo em que o setor de beneficiamento de rochas naturais se renova com novos acabamentos e texturas, o segmento de máquinas de corte avança igualmente, proporcionando soluções cada vez mais eficazes e ampliando as oportunidades de aplicação das pedras em projetos diversos.

Aparador com tampo e frente de gaveta em mármore
Aparador com tampo e frente de gaveta em mármore. | Foto: Reprodução Kristin (YanueStone)

O que parecia inatingível ou um futuro distante para o setor, tornou-se realidade hoje em dia. A tecnologia de corte de blocos em chapas de 1,2 cm exemplifica essa transformação marcante na indústria de rochas ornamentais. Inúmeras fabricantes de máquinas já oferecem em seu portfólio equipamentos de última geração, capazes de produzir chapas extremamente finas, sem que a qualidade dos materiais seja comprometida.

Essa tecnologia amplia significativamente as possibilidades de uso de rochas naturais e traz benefícios em diversas camadas do processo: 

  • Resulta em maior produtividade durante a etapa de corte;
  • Garante o maior aproveitamento máximo dos blocos;
  • Eleva a durabilidade e a qualidade das pedras naturais em projetos que antes enfrentavam restrições.

Para ilustrar esse cenário, podemos analisar o corte em chapas de 1,2 cm, que pode render até 55,5 m² por metro cúbico, reduzindo substancialmente a exploração de recursos naturais nas pedreiras. Além disso, sua utilização otimiza o espaço e os custos associados ao transporte, bem como simplifica a carga e descarga dos materiais.

Chapa em Taj Mahal serradas na Zucchi
Chapa em Taj Mahal serradas na Zucchi

O uso de chapas de 1,2 cm também resulta em economia na construção civil devido à redução do consumo de ferro e concreto. Além disso, as rochas mais finas possibilitam uma infinidade de usos, como em mobiliários, elevadores, painéis imponentes, revestimentos para embarcações, ladrilhos, e muito mais, sem comprometer a qualidade do material.

Nas últimas edições da Semana de Design de Milão, na Itália, a aplicação de rochas com espessuras finas se consolidaram como uma tendência forte na decoração.

Chapas finas de rochas naturais em mobiliário de cozinha, por exemplo, foram o foco de diversas empresas especializadas, estendendo o uso da mesma pedra utilizada nas bancadas para as portas de armários e frentes de gavetas, mantendo a integridade do design do ambiente.

Ilha com portas em mármore.

Embora essa aplicação em móveis não seja uma novidade, o aprimoramento da tecnologia permite que as rochas sejam usadas em espessuras cada vez mais finas, abrindo um leque de possibilidades de uso e otimização de tempo e custos na indústria. O futuro, que parecia distante, chegou mais rápido do que imaginávamos e está aqui para transformar o mercado de rochas naturais.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.